A Reforma da Previdência, contida na Emenda Constitucional 103/2019, que entrou em vigor em 13/11/2019.
No entanto, o Planejamento Previdenciário ganhou maior importância com a reforma da Previdência, e desde então, os segurados ou futuros contribuintes da Previdência Social quererem saber se já possuíam direito adquirido aos benefícios programáveis ou se foram afetados pela referida Reforma.
Saiba que com as novas regras da Previdência se torna cada vez mais importante se planejar em todos os aspectos para alcançar um benefício mais vantajoso e acima de tudo, usufruir com plenitude a tão sonhada e merecida aposentadoria.
O nosso objetivo é nesse momento promover uma conscientização de toda a população que ao longo da sua vida, precisam de providências importantes para chegar a velhice, estarem preparados para alcançarem suas aposentadorias.
O QUE É UM PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
Trata-se de um estudo geral da vida previdenciária (passado, presente e futuro) do segurado/trabalhador, considerando idade, tempo de serviço, valor das contribuições, tipos de atividade exercidas (registrados ou não na Carteira de Trabalho), sejam as situações especiais de trabalhador rural e atividades insalubres, bem como diferentes regimes.
OBJETIVO/PARA QUE SERVE
Visa garantir a melhor rentabilidade no estudo da aposentadora do cliente, de acordo com o tempo e a idade do segurado. Você irá saber quanto tempo ainda é necessário trabalhar e quanto deve pagar ao INSS para conseguir uma aposentadoria com o valor pretendido.
O serviço do planejamento previdenciário demonstra vários cálculos diante da realidade do segurado antes e depois da reforma da previdência, verificando não apenas a melhor renda inicial (benefício de valor mais alto), mas também o de maior retorno financeiro para esse investimento, além dos prejuízos que podem ser evitados (erros cometidos pelo INSS).
Um planejamento previdenciário tem muitas utilidades e pode ajudar bastante aquelas pessoas que se desejam se aposentar com SEGURANÇA E COM MAIS RAPIDEZ, podendo ainda, evitar ação judicial para se aposentar. Assim, poderá economizar bastante dinheiro.
VANTAGENS QUE TEREI COM O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
São inúmeras as vantagens que podem decorrer de um bom planejamento previdenciário, pois possibilita APOSENTAR-SE NO MOMENTO CERTO e COM SEGURANÇA, em qual REGRA DE TRANSIÇÃO está realmente valendo para o seu caso, e contribuir com o valor CORRETO para que se aposente no que se almeja.
Por meio do planejamento, você EVITA O PREJUÍZO de se aposentar depois do tempo, reduzindo possíveis perdas de contribuições pagas sem necessidade, também evita se aposentar antes do tempo, evitando o protocolo de pedidos no INSS sem ter preenchido todos os requisitos exigidos por lei.
Um planejamento bem feito não almeja somente a melhor Renda Mensal Inicial (RMI), mas quanto o cliente vai ganhar com essa RMI. Por quanto tempo ele vai receber? Quanto tempo será investido? Quanto é investido e quanto se ganha no total!!!
Além do mais, senão o mais importante, demonstra para o cliente o RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (lucro até o fim da vida) que ele está sendo indicado a fazer na Previdência Social.
Deste modo, o planejamento previdenciário irá garantir TRANQUILIDADE no momento da aposentadoria, esclarecendo todas as dúvidas em relação ao procedimento e os documentos necessários para adquiri-la, podendo ainda, evitar ação judicial para se aposentar.
PORQUE É TÃO IMPORTANTE
Saiba que para ter direito a uma aposentadoria, o segurado terá que preencher uma série de requisitos (carência, idade, tempo de contribuição), e por isso, é tão importante saber, antes de fazer o pedido no INSS, verificar se já preencheu todos os requisitos exigidos, quais são seus direitos e o que ele deve esperar de salário da sua aposentadoria.
É importante, também, para que as pessoas não se decepcionem ao se depararem com valores muito baixos ao se aposentarem (infelizmente, é muito comum contribuintes individuais ou facultativos pagarem o INSS de forma incorreta), pois o cliente terá uma visão mais clara de quando pretende se aposentar e ainda identificar qual deles é o melhor benefício para o seu caso.
Logo, o planejamento previdenciário é uma preparação para a sua aposentadoria, buscando garantir o melhor benefício e de forma mais rápida possível.
Portanto, não deixe de procurar um profissional especializado na área de direito previdenciário.
QUEM DEVE FAZER O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
Todas as aquelas pessoas que estão pagando o INSS, ou seja, qualquer segurado, seja: facultativo (é aquele contribuinte que não tem obrigação nenhuma de contribuir para o INSS, porque não tem uma atividade remunerada, mas opta por contribuir), individual (é aquele que exerce uma atividade remunerada e possui a obrigação de pagar o INSS sobre a remuneração mensal), o empregado, o empresário, em diferentes regimes (RGPS e RPPS).
Importante ressaltar, que o planejamento previdenciário não serve apenas para os segurados que estão próximos de se aposentar, mas, também, é importante para o jovem se planejar desde cedo.


